Busca

Cuiabá
Carregando...

? ºC

/

Várzea Grande (MT), 25 de março de 2017 - 21:21

Interior

19/10/2016 10:42

Duas agências dos correios estão fechadas por determinação da Justiça

Duas agências dos Correios em cidades no interior de Mato Grosso estão fechadas para os serviços de banco postal por causa de assaltos.  As suspensões dos serviços de transações bancárias foram determinadas pela Justiça do Trabalho para as agências dos municípios de Mirassol D’Oeste e Nova Mutum.

As agência das duas cidades têm sido vítimas de constantes assaltos, impactando diretamente na saúde e segurança dos trabalhadores e clientes.  Segundo o sindicato da que representa os trabalhadores, o Sintect/MT, apenas neste ano foram registrados em Mato Grosso 60 assaltos em agências bancárias, que resultaram em 90 trabalhadores afastados.

As decisões, em caráter liminar, atenderam pedido de Ação Civil Pública ajuizada pelo sindicato. Os serviços do banco postal de Nova Mutum estão suspensos desde 30 de agosto e de Mirassol, desde 29 de setembro. Eles só poderão retornar quando as medidas de segurança necessárias para proteger empregados e clientes sejam implementadas, como adoção de porta giratória com detector de meais e a contratação de agente de segurança.

Além dos serviços de correios e telégrafos, as agências também prestam serviços bancários e movimentam grandes somas de dinheiro. Apesar disso, o Sintect/MT, demonstrou que há extrema facilidade de acesso mesmo que alguém esteja portando armas, o que impede a manutenção de um ambiente de trabalho equilibrado e seguro aos trabalhadores e população atendida.

Segundo juíza da Vara do Trabalho de Nova Mutum, Cláudia Servilha, o banco postal se enquadra na qualidade de correspondente bancário, e, de acordo com resolução do Banco Central do Brasil, não deve funcionar em agência sem sistema de segurança adequado. “Ainda que a ré não fosse enquadrada como posto de atendimento, a obrigação constitucional de propiciar um ambiente de trabalho sadio e seguro se mantém”, concluiu.

Apenas as atividades de banco postal estão suspensas na agência dos Correios de Nova Mutum e Mirassol D´Oeste. Os demais serviços prestados pelos correios continuam à disposição da população das duas cidades.

Processos PJe: 0000545-68.2016.5.23.0091, 0001090-48.2016.5.23.0121


1035x120

VGNews

Endereço: Av. Castelo Branco-Nº.1640- Sala- 202- Agua Limpa-Várzea Grande-MT 

E-mail: vgnewsmt@gmail.com

Telefone: (65) 3686-3213 

Redes Sociais

© Copyright  2010-2015 VG News 

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo