Busca

Cuiabá
Carregando...

? ºC

/

Várzea Grande (MT), 19 de novembro de 2017 - 01:21

Interior

20/05/2017 09:17

Selo de Inspeção Sanitária pode virar realidade para agricultura familiar

“Demos um grande paço rumo a implantação do Selo de Inspeção Sanitária, destinado aos produtores da agricultura familiar da nossa região”, disse o presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social do Vale do Rio Cuiabá, João Balbino, que esteve durante esta semana, reunido com vários técnicos desta região.

O trabalhador rural possui vários problemas no campo, desde a assistência técnica para produzir mais e com qualidade, passando pela logística, como também o financiamento, até chegar na ponta, que é um dos principais problemas para os produtores enquadrados na agricultura familiar, a comercialização dos seus produtos, que para entrar em outras cidades, necessitam possuir este selo.

 Devido a demanda de milhares de famílias, que trabalham na zona rural entorno dos 13 municípios, que compõem o Vale do Rio Cuiabá, o presidente e prefeito de Rosário Oeste, município localizado a cerca de 100km da capital, João Balbino (PR) colocou como prioridade a implantação do Selo de Inspeção Sanitária, que possibilita a comercialização dos produtos produzidos pelos trabalhadores da agricultura familiar nos grandes mercados.

 O eixo Cuiabá e Várzea Grande é um mercado consumidor, que necessita de uma grande quantidade de produtos para atender a população, e, é comum ouvir dos empresários dessas duas cidades, que faltaproduto, que a maioria dos produtos que são comercializados aqui, são produzidos fora do Vale do Rio Cuiabá, até mesmo, fora de Mato Grosso.

 Assim, com a implantação deste selo, será possível encontrar produtos produzidos nesta região, como mais qualidade, ou seja, mais frescos, com melhor preço, já que o valor do frete será mais baixo, devido a curta distância, gerando mais emprego e renda, desde a produção até a comercialização.

 “Desenvolvimento é a nossa palavra-chave, pode parecer pouco, mas a implantação deste selo significa, mais trabalho, mais renda, dignidade para as famílias do campo, a melhora na qualidade de vida que será notada em poucos meses, eu que convivo diariamente com esses trabalhadores, seja no campo ou recebendo as demandas na Prefeitura, sei da importância deste paço”, explicou Balbino.

 A agricultura familiar é a principal atividade desenvolvida no Vale do Rio Cuiabá, a vocação para a produção já existe, sinalizando que falta superar poucos obstáculos, para se tornar a principal fornecedora de produtos alimentícios como frango, peixe, hortifrúti, queijos, entre outros produtos da região.

 João Balbino além de agradecer a participação dos prefeitos e técnicos dos municípios, ainda falou dos trabalhos do Consórcio sobre a regularização fundiária, referente aos assentados do INCRA e o licenciamento ambiental de baixo e médio impacto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


VGNews

Endereço: Av. Castelo Branco-Nº.1640- Sala- 202- Agua Limpa-Várzea Grande-MT 

E-mail: vgnewsmt@gmail.com

Telefone: (65) 3686-3213 

Redes Sociais

© Copyright  2010-2017 VG News 

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo