Sexta-feira, 12 de junho de 2026

informe o texto

Notícias Várzea Grande

Prefeitura não paga salários integrais de servidores aprovados em seletivos da Saúde e Educação em VG

Profissionais relatam atrasos, pagamentos parciais e falta de esclarecimentos por parte das secretarias municipais

Diversos servidores das secretarias municipais de Saúde e Educação de Várzea Grande têm relatado, desde a última sexta-feira (29), um possível descumprimento no pagamento de salários por parte das pastas.

Em conversas com profissionais contratados por meio de processos seletivos realizados pela Prefeitura de Várzea Grande, os servidores afirmam que os vencimentos não foram depositados corretamente. Segundo eles, o problema já havia sido registrado no mês passado, quando também houve reclamações sobre atrasos nos pagamentos. A prefeita Flávia Moretti declarou em entrevistas que os valores pendentes seriam quitados por meio de uma folha suplementar, o que, segundo os trabalhadores, ainda não ocorreu.

“Eu não sei nem como vou dar aula amanhã. O salário veio apenas pela metade e os dois meses em atraso não foram pagos. Em casa, não sei o que fazer com meus filhos. A compra do mês que fiz foi com empréstimo para não passar fome”, relatou uma servidora da Educação, que pediu para não ser identificada.

O que chama a atenção dos profissionais é a falta de posicionamento das secretarias de Saúde e Educação. A equipe do VGNEWS recebeu dezenas de relatos e teve acesso a pedidos de esclarecimentos protocolados junto à Secretaria de Saúde, que, segundo os servidores, seguem sem resposta.

“Amanhã, se eu faltar para atender na unidade, quem vai trabalhar no meu lugar?”, questionou uma servidora da Saúde. Ela afirma ter recebido o piso salarial com descontos e aguarda o pagamento do restante do salário, além de valores referentes a outro mês trabalhado.

A profissional também relatou que tem realizado trabalhos extras nos períodos em que não está atuando na rede municipal para conseguir custear despesas básicas, incluindo o deslocamento até a unidade de saúde onde trabalha.

A equipe do VGNEWS procurou as assessorias das secretarias a secretaria de educação respondeu por meio de ligação:


Procurada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Educação informou que está realizando um levantamento junto às diretorias das unidades escolares para apurar possíveis problemas nos pagamentos. A pasta afirmou que, até o momento, não recebeu demandas de servidores sobre a situação e garantiu que eventuais pendências serão pagas após a conclusão do levantamento. Já a Secretaria Municipal de Saúde não respondeu aos questionamentos até o fechamento desta matéria.

 
Em nota a secretária de saúde informou: 

A Secretaria Municipal de Saúde informa aos colaboradores contratados por meio de processo seletivo que foram identificadas inconsistências no repasse de alguns incentivos financeiros em razão da ausência de vinculação da conta bancária ao CNPJ da Prefeitura Municipal junto ao banco pagador (Itaú).

Os casos relacionados aos incentivos de Saúde, Horas Extras e BRIPE estão sendo apurados em conjunto com os responsáveis técnicos de cada setor. Após a conclusão dos levantamentos e das devidas conferências, os pagamentos pendentes serão processados.

Orientamos os servidores que identificarem divergências em seus vencimentos ou benefícios a protocolarem solicitação junto à Secretaria Municipal de Saúde, para análise e adoção das providências cabíveis.

A Secretaria Municipal de Saúde permanece à disposição para prestar os esclarecimentos que se fizerem necessários.
 
 
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp